domingo, 3 de outubro de 2010

' Estratigrafia,que Mundo é este? '

( A Estratigrafia é um jovem ramo da geologia que se dedica ao estudo e interpretação da composição, natureza, génese e distribuição temporal e espacial das rochas, assim como dos acontecimentos e fenómenos relacionados com elas. )

            Esta ciência geológica é caracterizada por ter duas abordagens diferentes, a científica e aplicada que simultaneamente se complementam.
A primeira abordagem, científica, tem como objectivo a ordenação temporal e a interpretação do material genético. Enquanto a segunda abordagem, aplicada, tem como objectivo localizar exploráveis recursos naturais, e mais recente, o planeamento para uma contribuição da conservação do meio ambiente.
A base da Estratigrafia foi estabelecida por Nicolaus Steno(1638-1686) quando este foi o primeiro a introduzir a definição de estrato.

Estrato: Unidade de tempo limitada por superfícies horizontais com continuidade lateral.

(Estratos na praia de Gavieru)


Nicolaus Steno igualmente estabeleceu o Princípio da Sobreposição e o Princípio da Continuidade Lateral.

            Percorrendo a história da Estratigrafia conhecemos nomes como Antonio Lazzaro Moro, Giovanni Aduino, Leelere Georges-Louis, Abraham Werner, James Hutton e William Smith. Cada uma destas figuras contribuiu para o desenvolvimento da ciência geológica criando definições, realizando levantamentos estratigráficos,  quebrando tradições religiosas, criando princípios e teorias e posteriormente realizando levantamentos de mapas geológicos.

                Actualmente o estudo estratigráfico inicia-se com o reconhecimento de estratos de uma determinada região. Após ao reconhecimento é realizada uma análise sequencial das camadas seguida pelo estudo das descontinuidades verificadas. Por fim, obtém-se as correlações entre as diferentes camadas e estabelecem-se unidas estratigráficas tal como a estrutura/arquitectura e relações espaço-temporais dos depósitos sedimentares.
Este estudo leva a compreensão e ao estudo de Bacias Sedimentares, tal como o estudo da Geocronologia e de Datações Isotópicas.



 
BIBLIOGRAFIA:

 VERA TORRES, J. A. (1994) - Estratigrafia, principios y metodos. Ed. Rueda, 806p. 

Imagem -  http://www.flickr.com/photos/diegoalvarezlao/4621565518/

Sem comentários:

Enviar um comentário