quinta-feira, 11 de novembro de 2010

"A Estratificação de um Estrato"

          O material que sofre erosão, transporte e uma posterior deposição fica disposto segundo estratos. A separação entre os diferentes estratos vizinhos pode ser feita por planos bem marcados (passagem brusca a camadas vizinhas) ou através de mudança gradual de qualquer propriedade (litologia, mineralogia, conteúdo fossilífero, composição química, propriedades físicas, idade (passagem gradual a camadas vizinhas, relativamente a essas propriedades).

          Foi no século XVII que a primeira definição de Estrato (Estrato é o nome aplicado a uma camada de rocha ou sedimento que é delimitada por superfícies horizontais com continuidade lateral e que equivale a uma unidade de tempo de depósito) foi apresentada por Nicolaus Steno. Esta primeira definição de estrato contribuiu para a base do Princípio da Horizontalidade e da Continuidade Lateral dos Estratos.
          Um estrato encontra-se delimitado por duas superfícies de estratificação: uma superfície inferior (muro), sobre a qual começou a deposição, e uma superfície superior (tecto) que marca o fim da sedimentação.       
Pelo estudos de Petrologia Sedimentar e Sedimentologia a definição de estrato é: uma unidade litológica que se traduz por lâminas paralelas ou subparalelas.
O material que constitui essa unidade sempre foi e conheceu as mesmas condições hidrodinâmicas do meio. A descontinuidade entre os estratos representa a mudança de direcção. 

          Uma designação que se encontra relacionada com o estrato é a de lâmina. Esta designação refere-se à lâmina como uma camada que se encontra dentro do estrato, de dimensão reduzida. A distinção da lâmina é feita através de diferenças, que se encontram salientadas, de composição, textura ou cor da rocha. A superfície de uma lâmina pode ser paralela ou não à superfície da camada de estratificação onde esta se encontra.
A estes dois conceitos mencionados, estrato e lâmina, encontram-se ligados as definições de estratificação e laminação.
Estratificação: a disposição em camadas de sedimentos, rochas sedimentares.
Laminação: sido frequentemente considerado como uma estrutura de gestão interna dentro dos estratos.

                                   Imagem 1- Estratificação de Dolomitos da Serra da Arrábida



VERA TORRES, J. A. (1994) - Estratigrafia, principios y metodos. Ed. Rueda, 806p. 
Apontamentos de Petrologia Sedimentar e Sedimentologia (Ano Lectivo 2009/2010)

Imagem - Fotografia tirada em Maio de 2010, aula de Topografia e Geologia de Campo (Ano Lectivo 2009/2010)

Sem comentários:

Enviar um comentário