quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Unidades Litológicas baseadas na Idade

Os corpos rochosos podem ser separados em diversas unidades através da diferença de idades ou pelo Período em que ocorreu a formação.
Esta separação por idades dá lugar a unidades cronostratigráficas, representam todas as rochas formadas durante um determinado intervalo de tempo da história da Terra, unidades geocronológicas, sendo estabelecidas com base nas grandes modificações e nas formas de vida que ocorreram na Terra, e a unidades geocronológicas.

Unidade Cronostratigráfica
Numa unidade estratificada cada corpo material é diferenciado pela sua idade.
Uma unidade cronostratigráfica encontra-se delimitada por cronhorizontes (superfícies estratigráficas de carácter isócrono e que constituem a base da correlação estratigráfica).
A ordenação temporal de todas as unidades cronostratigráficas dá origem à escala cronostratigráfica universal.
·         Eonotema: é a unidade cronostratigráfica de maior amplitude e que equivale aos materiais que foram formados durante um Éon.
·         Eratema: é a unidade anterior ao Eonotema e corresponde aos materiais depositados em cada Era.
·         Sistema: é a terceira unidade cronostratigráfica que em alguns casos se refere a posição temporal e noutros trata a litologia.
·         Série: é a unidade cronostratigráfica que baseia em estratótipos (sucessão de camadas rochosas sedimentares que melhor representam um determinado intervalo temporal da história geológica da Terra. Tem limite bem identificado e é usado como padrão comparativo com outras unidades estratigráficas equivalentes)
·         Andar: é a unidade cronostratigráfica fundamental e a unidade básica para o estudo cronostratigráfico. É a unidade de menor amplitude.

bBibliografia: 

VERA TORRES, Juan António (1994) - Estratigrafia, principios y metodos. Madrid: Editorial Rueda

(Sistema Nacional de Informação Geocientífica)  http://e-geo.ineti.pt/bds/lexico_geologico/

Desconhecido (2008/2009)http://web-portfolio.110mb.com/Ficheiros/Geologia/4_Tabela_Cronostratigrafica.pdf










.






Sem comentários:

Enviar um comentário